quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Atividade 1.2 – Diálogo teórico



Para Paulo Freire o importante não é somente trabalharmos a leitura de palavras em si, como junções bucólicas de palavras ou letras, mas sim relê-las e reescrevê-las; pois assim daremos sentido, nomeação e renomeação para uma re  construção sobre o que foi
realizado. Em última instância, isto implica em uma outra leitura da realidade.Isto esclarece uma prática e compreensão da alfabetização, pois a Educação é indispensável para a ação política graças a seu poder de transformação da linguagem.  O intercâmbio dialético assumiu a natureza política do processo educativo, pensando em política como as ações e relações de interdependência que as pessoas mantêm em conjunto, sabendo que as pessoas necessitam de interação e que têm uma necessidade de socialização. Assim, nesta idéia de dependência mútua podemos entender que a transformação social deve ser de fato entendida como um processo histórico: construção social, numa relação de intrínseca interligação do todo, isto é, da sociedade toda.

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