segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Ativ.-1.5 Painel da Proposta do Projeto


Ao colocarmos em prática o projeto referente as crônicas podemos perceber que alguns pontos não saíram conforme o planejado e que, portanto poderiam ser modificados e melhorados.
   O tempo estipulado para a execução do projeto foi longo e dividido
       da seguinte maneira.

Tema: Crônica  gênero  discursivo
Turma: 1º Ano do Ensino Médio
Duração: 9 etapas.

Etapas da atividade:
1ª etapa: Exibição do tema com leitura de algumas crônicas.
2ª etapa: Pesquisa na internet sobre o tema.
3ª etapa: Conversar com os alunos sobre as crônicas e seu principal objetivo.
4ª etapa: Fazer um estudo do conteúdo proposto nos livros didáticos de Língua Portuguesa pois ambos tratam do mesmo assunto,  com abordagens diferentes.
5ª etapa: Exibição de algumas crônicas de alunos classificados nas Olimpíadas de Língua Portuguesa, e outras retiradas de jornais.
6ª etapa: Exibição da palestra da professora de Literatura falando sobre crônicas  no Simpósio das Olimpíadas de Língua Portuguesa.  
7ª etapa: Atividades didáticas direcionadas a produção de crônicas.
Recursos necessários:
·         Livro tv e dvd.
·        Material das Olimpíadas de Língua Português
·         Livro   Didático.
·         Lápis e borracha.


Avaliação:
A avaliação acontecerá durante a realização das atividades, valorizando sempre a participação dos alunos através da expressão oral, escrita e artística.



ATV.-2.2 Currículo e suas características



O uso dessas novas tecnologias diretamente com  aluno  torna o  mais independente na busca e construção do conhecimento. Ao permitir o aluno, acesso aos computadores e Internet  precisaremos dar maior atenção aos conteúdos estabelecidos no currículo para que não percamos o foco em meio a tantos conhecimentos novos. Deveremos ficar atentos também aos conteúdos impróprios para cada idade e observarmos o comportamento do aluno como usuário da rede mundial de computadores. A violência e a pornografia devem ser preocupações constantes tanto para escola quanto para a família. O acesso a computadores e Internet possibilitará aos professores criar novas estratégias de ensino que potencializem a aprendizagem dos alunos, levando-os a transformarem informações em novos conhecimentos. 

Compartilhamento do Projeto em ação 2.2

Ao trabalhar o projeto “ Crônicas um gênero discursivo” na Escola Estadual proº Gerson Carlos da Silva em Bom Jesus do Araguaia –MT o uso Das tecnologias tais como computadores e Internet nas atividades curriculares foram muito importante para a execução dos estudos pois os mesmos  estão revolucionando a forma de pensar e de trabalhar de milhares de professores, pois trouxeram um mundo novo de possibilidades e de conhecimentos a serem descobertos. A princípio houve resistência de alguns alunos , pois sentiam muita dificuldades na produção desse gênero. Mas  com as aulas expositivas e com recursos  como TV, DVD,  vídeo, tornou-se as aulas mais agradáveis dando sequência aos estudos

Atividade 2.6 - Reflexão sobre a aprendizagem
O conceito de currículo pode ser definido como “um instrumento que deve levar em conta as diversas possibilidades de aprendizagem não só no que concerne à seleção de metas e conteúdos, mas também na maneira de planejar as atividades. As tecnologias, hoje, são suportes na implementação do currículo, são meios de comunicação e expressão do pensamento, através da incorporação de diferentes mídias  como som, imagem, animação, texto, transmissão de dados, as relações entre currículo e tecnologia se estabelecem para além dos meios. Sendo assim, um  bom desenvolvimento do currículo implica no uso das novas tecnologias, sendo o primeiro construído na ação, ou seja, o currículo é um processo dialético que se constitui na própria ação com o uso de tecnologias como construção social, política e histórica. A integração currículo e tecnológica no contexto escolar e no desenvolvimento do currículo deve se dar por meio de elaboração de projetos o que além de tornar a aprendizagem mais real e significativa, tem como característica fundamental a flexibilidade de planejamento no processo educativo.