Projeto: Gênero discursivo “
Crônicas”
1.
Identificação Ivanilde
Batista Ferreira Correia
Escola
Estadual Profº Gerson Carlos da Silva Bom Jesus do Araguia-MT
Série 1º
Ano do Ensino Médio.
Nº de
alunos aproximadamente 32 alunos.
Nº de
professores : somente a professora regente.
2.
Problemática a ser estudada / Definição do Tema
Gênero
discursivo “ Crônicas”
3.
Justificativa
Levar o
aluno a refletir sobre o gênero discursivo Crônica. e da análise de diversas
crônicas, pois além da reflexão, levar o aluno a conhecer tal gênero discursivo
através da interpretação e da compreensão da informação sobre o assunto, e
demonstrar a construção do conhecimento através da produção textual.
4.
Objetivo (s)
Desenvolver
um trabalho sistematizado com crônicas que tratam de temas sociais
contemporâneos contribuindo na ampliação das competências (de ação,
linguístico-discursiva e discursiva) dos alunos por meio de atividades de
leitura e produção de texto, visando levar a um letramento literário.
5.
Conteúdos
Análise
de diversas crônicas , inclusive as do caderno de Olimpíadas de Língua
Portuguesa.
6.
Disciplinas envolvidas
Língua
Portuguesa e Literatura.
7.
Metodologia / Procedimentos / Cronograma Apresentação do vídeo sobre
levar
para a sala de aula algumas crônicas retiradas de jornais, distribui entre a
turma e pedir para que façam a leitura silenciosa, promover discussões sobre os
temas lidos,reconhecer algumas características nesse tipo de texto ,
discutir com os alunos se tais situações enfocadas no texto seriam passíveis de
acontecer na vida real e o que achavam do encaminhamento dado pelo autor do
texto. O cronograma desse projeto segue com uma primeira produção
textual, para que os alunos possam ter o primeiro contato com a escrita. Em
seguida os conteúdos serão divididos por oficinas e por último uma produção
final.
8.
Recursos a serem utilizados (tecnológicos ou não)
Quanto aos recursos, cabe ressaltar a utilização
e a integração das mídias ao utilizar o laboratório de informática para a
pesquisa sobre outras crônicas do autor, e também o uso de outras formas de
mídia impressa, como dicionário, enciclopédia, e livros de teoria literária
para suporte de informações a fim de teorizar o conceito de “Crônica”.,
9.
Registro do processo
10.
Avaliação e Resultados esperados Esse trabalho com o gênero discursivo/textual
crônica nos levou a perceber a grande contribuição da esfera da criação
literária para a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e
do pensamento crítico dos alunos.
11.
Divulgação / Socialização do Projeto realizado
Poster,
Painel, Blog, Evento.....
12.
Referências Bibliográficas
ANDRADE,
C. D. Da utilidade dos animais. Para gostar de ler. São Paulo:
Ática, 1980, v.4, p.17-20.
BAKHTIN,
M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
BRAGA,
R. História triste de tuim. Para gostar de ler. São Paulo: Ática,
1978, v.1, p. 3133.
MACHADO,
A. R.; CUNHA, P. São Paulo: Educ, 1999/2003.
CAMPOS,
P. M. Fábula eleitoral para crianças. Para gostar de ler. São Paulo:
Ática, 2003, v.5, p. 64-67.
COSSON, R.
Letramento Literário – teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2007.
Nenhum comentário:
Postar um comentário