terça-feira, 21 de agosto de 2012


Projeto: Gênero discursivo  “ Crônicas”

1. Identificação Ivanilde Batista Ferreira Correia
Escola Estadual Profº  Gerson Carlos da Silva Bom Jesus do Araguia-MT
Série 1º Ano do Ensino Médio.
Nº de alunos aproximadamente 32 alunos.
Nº de professores :  somente a professora regente.

           
2. Problemática a ser estudada / Definição do Tema
Gênero discursivo  “ Crônicas”

3. Justificativa
Levar o aluno a refletir sobre o gênero discursivo Crônica. e da análise de diversas crônicas, pois além da reflexão, levar o aluno a conhecer tal gênero discursivo através da interpretação e da compreensão da informação sobre o assunto, e demonstrar a construção do conhecimento através da produção textual.
4. Objetivo (s)
Desenvolver um trabalho sistematizado com crônicas que tratam de temas sociais contemporâneos contribuindo na ampliação das competências (de ação, linguístico-discursiva e discursiva) dos alunos por meio de atividades de leitura e produção de texto, visando levar a um letramento literário.
5. Conteúdos   
 Análise de diversas crônicas , inclusive as do caderno de Olimpíadas de Língua Portuguesa.

6. Disciplinas envolvidas
Língua Portuguesa e  Literatura.




7. Metodologia / Procedimentos / Cronograma Apresentação do vídeo sobre
levar para a sala de aula algumas crônicas retiradas de jornais, distribui entre a turma e pedir para que façam a leitura silenciosa, promover discussões sobre os temas lidos,reconhecer algumas  características nesse tipo de texto , discutir com os alunos se tais situações enfocadas no texto seriam passíveis de acontecer na vida real e o que achavam do encaminhamento dado pelo autor do texto. O cronograma desse projeto segue  com uma primeira produção textual, para que os alunos possam ter o primeiro contato com a escrita. Em seguida os conteúdos serão divididos por oficinas e por último uma produção final.

8. Recursos a serem utilizados (tecnológicos ou não)
Quanto aos recursos, cabe ressaltar a utilização e  a integração das mídias ao utilizar o laboratório de informática para a pesquisa sobre outras crônicas do autor, e também o uso de outras formas de mídia impressa, como dicionário, enciclopédia, e livros de teoria literária para suporte de informações a fim de teorizar o conceito de “Crônica”.,
9. Registro do processo
10. Avaliação e Resultados esperados Esse trabalho com o gênero discursivo/textual crônica nos levou a perceber a grande contribuição da esfera da criação literária para a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico dos alunos.
11. Divulgação / Socialização do Projeto realizado
Poster, Painel, Blog, Evento.....
12. Referências Bibliográficas
ANDRADE, C. D. Da utilidade dos animais. Para gostar de ler. São Paulo: Ática, 1980, v.4, p.17-20.

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
 BRAGA, R. História triste de tuim. Para gostar de ler. São Paulo: Ática, 1978, v.1, p. 3133.
MACHADO, A. R.; CUNHA, P. São Paulo: Educ, 1999/2003.
CAMPOS, P. M. Fábula eleitoral para crianças. Para gostar de ler. São Paulo: Ática, 2003, v.5, p. 64-67.
COSSON, R. Letramento Literário – teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2007.

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